O London Design Festival é um evento anual que reúne designers, profissionais, comerciantes e educadores de todo o mundo. O programa de eventos, exposições e instalações deste ano convida os líderes criativos a trocar ideias e soluções para algumas das questões mais urgentes do nosso tempo, como mudanças climáticas, poluição e esgotamento de recursos. O festival inclui os projetos Landmarks. Como parte desta iniciativa, a designer Sabine Marcelis, com sede em Roterdã, criou “Swivel”, uma instalação ao ar livre no centro de Londres. Outras instalações como o pavilhão “Into Sight” da Sony Design ou a exposição “Medusa” de Sou Fujimoto exploram efeitos visuais e sensoriais através de meios físicos e virtuais.
Encomendado por ocasião do 20º aniversário do London Design Festival, “Swivel” visa trazer cor e interatividade à St. Giles Square, uma praça perto de Tottenham Court Road. A área é geralmente percebida como um local de transição, conectando várias rotas de transporte público. A instalação de Marcelis cria um playground de assentos que convida os pedestres a uma pausa em sua jornada. Através de tons e padrões inesperados, Swivel irá iluminar esta área e oferecer um material natural justaposto a uma praça cercada por muitas estruturas feitas pelo homem. Os dez assentos exclusivos são criados a partir de uma seleção de travertinos, quartzitos e mármores provenientes da Europa, Oriente Médio e Brasil.
Este projeto, como a maioria do meu trabalho, é uma celebração dos materiais. Quis responder ao espaço injetando um pouco de cor e diversão neste ambiente urbano. Escolhendo deliberadamente um material natural em uma variedade de cores, quis criar um forte contraste com a arquitetura circundante e a paleta de materiais artificiais. Sendo uma peça interativa, convida o público a decidir como gostaria de experimentar o espaço. Pode encorajar estranhos a interagir uns com os outros, fazer amigos sentarem-se juntos ou até permitir que as pessoas criem um momento de pausa para si mesmas. -Sabine Marcelis
Explorando ainda mais o tema de materiais e efeitos sensoriais, “Into Sight” é uma instalação de plataforma de mídia da Sony Design. O pavilhão transforma as superfícies em uma perspectiva que sobrepõe cores, luzes e sons mutáveis. Ao percorrer a instalação, espera-se que os visitantes se conscientizem das dimensões visuais e sonoras que mudam continuamente através da interação do público. Outras exposições, como “Awakening”, do designer Gary James McQueen e do fotógrafo Simon Emmett, movem-se ainda mais para o mundo virtual. A instalação é um desfile de moda digital que espera criar uma maneira mais sustentável de experimentar a moda.
No ano passado, como parte do Projeto Landmarks, o arquiteto japonês Sou Fujimoto colaborou com o desenvolvedor de tecnologia Tin Drum para criar “Medusa”. A instalação mistura os mundos físico e virtual em espaços onde interagem objetos tangíveis e intangíveis. Para experimentar a instalação, os visitantes usam fones de ouvido que são de “passagem óptica”, o que significa que os óculos são transparentes e não bloqueiam sua visão do mundo real. O projeto é uma exploração da relação entre arquitetura e natureza, trazendo à vida características que se transformam e evoluem com base no movimento do público no espaço.